Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Cuide bem da sua alimentação

Dieta equilibrada garante qualidade e mais anos de vida


O primeiro passo para uma vida longa e saudável começa na alimentação. Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o hábito de comer mais frutas e vegetais e de fazer exercícios físicos pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa em até 12 anos.

Especialistas afirmam que os alimentos naturais são muito melhores que os industrializados. "Já está evidente que uma alimentação equilibrada garante qualidade e mais anos de vida. O melhor remédio para prevenção e até para o tratamento de algumas doenças são os alimentos naturais", diz a nutricionista Márcia Curzio.  

Fuja das dietas de emergência

Para aproveitar os benefícios que os alimentos trazem, você precisa acertar na hora da escolha. Uma dica interessante é apostar nos funcionais. "Eles fornecem energia e nutrientes importantes para o corpo, garantem uma nutrição adequada e auxiliam na redução e prevenção de diversas doenças", explica a nutricionista Solange Saavedra, do Conselho Regional de Nutricionistas da 3º Região.

Quer outro motivo para evitar os alimentos industrializados? Pois bem: eles podem afetar diretamente o seu humor. Um estudo realizado pela University College London, na Inglaterra, constatou que dietas ricas em alimentos industrializados aumentam o risco de depressão.

A pesquisa revelou também que pessoas que comem legumes, verduras, frutas e peixe em abundância apresentam menos riscos de desenvolverem o problema. 

O melhor remédio para prevenção de doenças são os alimentos naturais

A questão não é eliminar nenhum alimento, mas sim saber dosar e consumir com equilíbrio. Um bom cardápio deve ser composto de 50% a 60% de carboidratos, de 20 a 25% de proteína e 20 a 30% de lipídeos (gorduras). Procure preencher estas quantidades com boas fontes, como grãos integrais, frutas, legumes e hortaliças. Tudo isso entre 4 e 6 refeições diárias.

Fuja das dietas de emergência
Depois de tentar deixar seu cardápio o mais "verde", está na hora de evitar as dietas mirabolantes que prometem emagrecer muito em pouco tempo. Uma pesquisa realizada pelo Beth Deaconess Medical Center, da Universidade de Harvard, mostrou que as dietas pobres em carboidratos e ricas em proteínas, como as do Dr. Atkins e South Beach, por exemplo, aumentam o risco de infartos e ataques cardíacos porque causam danos nas artérias.

Dez passos para mudar sua alimentação
1 - Coma de três em três horas: isso evita que você exagere na quantidade de comida durante as refeições e mantém o organismo ativo.
2 - Tome um café da manhã reforçado: essa refeição é a mais importante, pois dá força para o dia todo. ?O café da manhã faz com que o nosso metabolismo volte a funcionar corretamente.
3 - Coma de 3 a 5 frutas por dia: Aproveite para consumi-las como lanches rápidos e sobremesas. Consumir frutas todos os dias diminui as taxas de colesterol, os riscos de problemas vasculares e prolonga a vida
4 - Diminua o consumo de sal e açúcar: o açúcar em excesso drena e consome gradativamente as vitaminas do complexo B e os minerais como o cálcio, fundamental para a formação dos ossos O sal é responsável pela hipertensão e pela retenção de líquido.
5 - Opte pelas carnes brancas e magras: são ricas em proteínas e contêm menos gorduras que as carnes vermelhas.
6 - Coma devagar: a pressa na hora de ingerir alimentos também atrapalha, pois o organismo demora cerca de 20 minutos para começar a sentir saciedade e isso aumenta a vontade de comer.
7 - Beba no mínimo dois litros de água por dia: quando não bebemos água o suficiente, ficamos somente com as substâncias tóxicas e prejudiciais retidas no nosso organismo.
8 - Evite álcool: o consumo exagerado atinge todos os órgãos, em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substâncias tóxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a digestão.
9 - Consuma de 25 a 30 gramas de fibras por dia: elas desempenham uma série de funções importantes, como auxiliar a assimilação de outros nutrientes, reduzir o mau colesterol e prevenir doenças.
10 - Dê preferência a alimentos naturais: o hábito de comer mais frutas e vegetais e de fazer exercícios físicos pode aumentar a expectativa de vida de uma pessoa em até 12 anos.


Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados