Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Elimine dez dúvidas comuns sobre dietas

Conheça mitos e verdades sobre o processo de perda de peso


Você já deve conhecer as regras gerais para emagrecer: alimentar-se de forma saudável e praticar exercícios físicos. Mas sempre existe aquela pulga atrás da orelha com algumas coisas que as pessoas dizem sobre dietas. Para eliminar boa parte dessas dúvidas, a responsável pela equipe nutricional do Minha Vida, Roberta Stella, responde a dez das dúvidas mais frequentes de quem está tentando emagrecer.

1 - Reeducação alimentar é mesmo o único jeito de perder peso e depois manter a boa forma?
Sim. Não existe outra maneira segura para se eliminar peso e, o mais importante, mantê-lo após atingir seu objetivo. A mudança deve ser gradual, mas efetiva. Sempre pensar a longo prazo.

Mitos das dietas

2 - É possível emagrecer e nunca mais voltar a engordar?
Claro que sim. A boa alimentação é um controle que todos temos que ter durante toda a vida. Quem já teve problemas com excesso de peso corre um maior risco de voltar a ganhar peso, já que atitudes alimentares inadequadas estão tão arraigadas no dia a dia que um descontrole pode ser o estopim para voltar ao ganho de peso. É importante lembrar que o cuidado com a alimentação não deve ser somente durante o emagrecimento, mas, após atingir o peso desejado, deve-se trabalhar para controlá-lo.

3 - Para reduzir quilos, é necessário fazer poucas refeições?
Evidentemente, se forem realizadas poucas refeições durante o dia, a quantidade de calorias do dia será baixa, o que levará à redução de peso. Entretanto, uma restrição excessiva irá prejudicar o emagrecimento futuramente, já que a tendência é a da redução do metabolismo. Agora, para mantê-lo sempre ativo, é necessário fazer as três refeições principais e dois pequenos lanches entre elas, respeitando a quantidade de calorias indicadas para que o emagrecimento comece.

4 - Comer à noite engorda?
Não. O que faz com que haja o ganho de peso é a quantidade calorias maior do que a necessidade. Se as calorias estiverem adequadas para que não haja o ganho de peso e os alimentos estiverem bem distribuídos, fazer uma refeição à noite será indicado.

Mitos e verdades sobre dietas

5 - Salada ingere-se antes, durante ou depois?
A salada deve abrir a refeições. Isso porque ela dá maior sensação de saciedade, já que é rica em fibras e água. Por conter baixas calorias, ela pode ser consumida em maior quantidade. Após ingerir a salada, passa-se para os pratos quentes. Entretanto, é importante ressaltar que, muitas vezes, todo o prato é feito de uma vez, por exemplo, em um restaurante por quilo. O importante é reservar meio prato para as verduras e legumes e, o restante, fica para os acompanhamento e carne.

6 - Frutas, verduras e legumes são alimentos liberados na dieta?
Não. Excesso de frutas e legumes pode prejudicar o emagrecimento. Por exemplo, há pessoas que consomem suco de frutas ao invés de água sem perceber que frutas também têm calorias e, em excesso, podem prejudicar o objetivo final. Todos os nutrientes possuem uma recomendação e, por isso, é necessário ter equilíbrio para não ultrapassar a quantidade recomendada.

7 - Beber água durante as refeições faz o ponteiro da balança subir?
Água não contém calorias e, portanto, não engorda. Durante as refeições é indicada a ingestão de um copo médio (250 ml). A água (pode ser outra bebida como sucos naturais) irá ajudar a umedecer os alimentos facilitando a digestão deles. Em excesso, o líquido irá diluir o ácido gástrico, o que prejudicaria o processo digestivo. 

8 - É mesmo necessário beber dois litros de água por dia?
A indicação é para que não se espere sentir sede para beber água. Os alimentos como verduras, legumes e frutas são ricos em água. Por isso, dois litros para uma pessoa pode ser excessivo enquanto para outra é necessário.

O importante é ter uma garrafinha de água sempre por perto e beber pequenos goles frequentemente. De um a dois litros por dia é a quantidade indicada.

Calcule seu peso ideal

Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.

Ex: 75,5kg, 1,70m

9 - Chá verde emagrece?
Não. O chá verde é rico em antioxidantes que protegem contra o envelhecimento celular. Ele é conhecido também por acelerar o metabolismo e, consequentemente, queimar mais calorias. Entretanto, esse efeito, conhecido como termogênese, é encontrado em todos os alimentos, já que, para metabolizar, são gastas calorias com a digestão e absorção de nutrientes. Essa aceleração no metabolismo não é suficiente para o emagrecimento ocorrer apenas pela ingestão do chá. A alimentação deverá sofrer modificações para que haja a eliminação de peso.

10 - Quando envelhecemos, ganhamos peso?
Conforme a idade avança, há a perda de músculo, o tecido ativo do corpo que faz com que haja queima de calorias. Dessa maneira, é importante manter uma rotina de atividades físicas e ter uma alimentação adequada para que o peso se mantenha dentro do adequado evitando, assim, o ganho de quilos com o avanço da idade. 


Faça sua avaliação de peso. É rápida e gratuita Seu peso dos sonhos é o ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso
atual e sua meta de emagrecimento são saudáveis.

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Mais sobre:

siga o minha vida e melhore sua qualidade de vida

Saiba mais

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados