Dez passos para uma alimentação saudável

As dicas valem para crianças de até 2 anos

ARTIGO DE ESPECIALISTA

Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.

A partir dos 6 meses, oferecer de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os 2 anos de idade ou mais.

A partir dos 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, frutas e legumes) 3 vezes ao dia se estiver desmamando.

A alimentação complementar deve ser oferecida sem rigidez de horários, respeitando-se sempre a vontade da criança.

A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher. Começar com consistência pastosa (papas/purês) e gradativamente aumentar a sua consistência até chegar à da alimentação da família.

Oferecer à criança diferentes alimentos no decorrer do dia. A alimentação variada é colorida.

Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.

Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.

Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos, garantir o seu armazenamento e conservação adequados.

Estimular a criança doente ou convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando sua aceitação.

Fernanda Borges Carlucio da Silva é nutricionista, professora e supervisora de estágio do curso de Nutrição da UNINOVE.

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