Logo MinhaVida
Não sabe seu tipo de cabelo?

Cabelos secos
Os cabelos secos são mais opacos, armam fácil e estão sempre “elétricos”. Devido à falta de oleosidade no couro cabeludo, os fios ficam ressecados, quebradiços e sem brilho. São geralmente cabelos volumosos, têm um toque mais áspero e são mais difíceis de pentear. Outros fatores que podem influenciar no ressecamento dos fios são: alterações hormonais, substâncias químicas (aplicadas em tinturas, permanentes etc.), sol e má alimentação.

Cabelos oleosos
Os cabelos oleosos são gordurosos da raiz às pontas e adquirem um aspecto pesado e sujo se ficarem um dia sem lavar. Isso acontece porque as glândulas sebáceas “trabalham” mais do que o necessário. São geralmente cabelos sem volume e finos. A caspa e a queda de cabelos são os grandes problemas. Normalmente, a característica desse tipo de cabelo é genética, mas também pode ser causada por estresse, mudanças hormonais e clima quente.

Cabelos normais
O tipo de cabelo ideal: não tem excesso de oleosidade na raiz e nem as pontas ressecadas. Exibe um aspecto brilhante e saudável sem precisar de muitos cuidados. Nesse tipo de cabelo, as glândulas sebáceas presentes no couro cabeludo têm um funcionamento balanceado: produzem a quantidade certa de gordura para lubrificar os fios e deixá-los brilhantes o dia todo, sem acumular oleosidade na raiz.

Cabelos mistos
Eles são oleosos na raiz e secos na pontas. Os cabelos mistos precisam ser tarados com produtos específicos, evitando a caspa e a formação de frizz. Escove bem os cabelos: o hábito ajuda a espalhar a oleosidade ao longo dos fios. E jamais use água muito quente, porque ela incentiva a produção de ainda mais sebo. Os produtos com queratina formam uma película no cabelo e são ideais para evitar o ressecamento nos cabelos mistos.