Quando os filhos chegam à adolescência, refeições com toda a família reunida podem se tornar eventos raros. Porém, como mostra um estudo publicado na edição de junho do jornal Pediatrics, manter esse hábito pode ser a peça chave para evitar distúrbios alimentares, obesidade e nutrição inadequada.
A pesquisa liderada pela University of Illinois, nos Estados Unidos, baseou-se na revisão de 17 estudos recentes sobre padrões alimentares e nutrição, totalizando mais de 182 mil crianças e adolescentes. Os especialistas observaram quantas pessoas estavam acima do peso, tomavam pílulas para controlar o peso, induziam vômitos, utilizavam laxantes e diuréticos, ficavam em jejum, comiam muito pouco, pulavam refeições ou ainda fumavam para enganar a fome.
Os resultados mostraram que adolescentes que faziam pelo menos cinco refeições por semana com suas famílias tinham 35% menos chances de ter problemas ligados à alimentação. Crianças que comiam pelo menos três vezes por semana em suas casas apresentaram uma probabilidade 12% mais baixa de ter excesso de peso. Além disso, as chances de consumir alimentos mais saudáveis em refeições caseiras foi 24% maior.
Ainda que não seja possível sentar-se à mesa com a família durante sete dias por semana, os autores do estudo aconselham que os pais estipulem cotas mínimas para que seus filhos comam em casa. A reunião também é essencial para que sejam identificados sinais precoces de padrões alimentares negativos.
Descubra seu
peso ideal
Saiba se você está acima
ou abaixo do peso.
Obesidade infantil
Hábitos alimentares inadequados somados ao sedentarismo na infância são dois fatores que podem favorecer a obesidade infantil. Para se prevenir contra esse mal, confira algumas dicas que as nutricionistas Daniela Cyrulin e Alessandra Rascovski sugerem aos pais:
1. A criança deve comer cinco ou seis refeições (café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia) em locais apropriados e horários pré-estabelecidos;
2. As guloseimas não devem ser proibidas, mas sim oferecidas em porções controladas, por exemplo, um pacotinho com três bolachas recheadas;
3. Sempre tenha em casa legumes, verduras, salada, frutas, iogurtes, cereais matinais e sucos naturais;
4. Passe a usar mais produtos integrais, diminuindo a quantidade dos refinados;
5. Substitua os refrigerantes por sucos naturais e não deixe que a ingestão de líquidos junto às refeições, seja maior que 250 ml;
6. Evite que as refeições sejam feitas em frente à TV ou computador;
7. Elogie seu filho ao perceber que ele está levando a sério sua nova maneira de se alimentar;
8. Diminua gradativamente a quantidade de alimentos, se esse for o motivo do ganho de peso.