Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

Apoiar os filhos no dever de casa traz melhor desempenho escolar

Pais podem incentivar a criança a decidir como fará a lição, em vez de apenas pressioná-la


Novo estudo realizado pela Ben-Gurion University of the Negev, em Israel, indica como os pais devem agir para incentivar os filhos a fazerem dever de casa. Os resultados, publicados no periódico Learning and Individual Differences, mostraram que, se os pais apoiarem e comunicarem a importância do aprendizado, mostrando sempre uma atitude positiva, as chances de a criança se motivar são maiores, o que não acontece quando os pais apenas pressionam seus filhos a terem notas altas.

O estudo foi conduzido em duas escolas primárias com 135 crianças do quarto ano (antiga terceira série, no Brasil) e seus pais, todos de Israel. Os pequenos completaram questionários quanto ao seu grau de motivação para fazer lição de casa, enquanto os pais responderam outra pesquisa sobre sua vontade de ajudar os filhos. Isso permitiu a análise do ambiente familiar sob ambas as perspectivas.

Entre as crianças com melhor desempenho escolar, mais de 60% de seus pais declararam estarem envolvidos nos deveres de casa de seus filhos ao menos uma vez por semana, e 35% dedicaram um tempo à lição de casa do pequeno todos os dias ou mais de uma vez por semana. Apenas 4% disseram nunca se envolver nas tarefas da criança.

Para os pesquisadores, os pais devem dar aos filhos algumas escolhas, o que inclui quando ou aonde fazer seu dever de casa. Além disso, as crianças devem se sentir amadas, sem que isso dependa de seu sucesso escolar. Os estudiosos também acreditam que os pais devem se perguntar sobre suas próprias motivações, antes de tentar mudar as da criança.


Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados