Vida ativa e dieta balanceada ajudam a manter a saúde em dia

Aprenda a adotar pequenos hábitos que fazem diferença na saúde

ARTIGO DE ESPECIALISTA

foto especialista
Camila Luisa Sato Fisioterapeuta - CREFITO 99598/SP

Em geral, uma pessoa saudável não fuma, está no peso ideal, pratica exercícios e tem uma alimentação balanceada com frutas, verduras e legumes. Parece simples, não? O truque para um estilo de vida saudável é fazer pequenas mudanças. Caminhe mais, adicione frutas ao seu café da manhã, beba um copo a mais de água por dia... Essas são algumas pequenas maneiras de começar a ter uma vida mais saudável sem mudanças radicais.

Um dos maiores problemas dos dias atuais é a falta de exercício físico. Nós sabemos que nos faz bem, porém evitamos fazê-lo por estarmos acostumados a sermos sedentários, ou por pensarmos que para valer à pena, o exercício deve ser vigoroso. A verdade é que movimento é movimento e quanto mais você fizer, mais saudável você será. Até mesmo atividades moderadas, como pequenas tarefas domésticas, cuidar do jardim, substituir o elevador pelas escadas e caminhar sempre que possível podem fazer a diferença.

Incluir o mínimo de movimento na sua vida pode:
- Diminuir o risco de problemas no coração e diabetes;
- Melhorar a estabilidade articular;
- Aumentar e melhorar a amplitude do movimento articular;
- Ajudar a melhorar e manter a flexibilidade;
- Manter a massa óssea;
- Ajudar a prevenir osteoporose e fraturas;
- Melhorar o humor e diminuir a ansiedade e depressão;
- Melhorar a autoestima;
- Melhorar a memória em pessoas mais idosas;
- Reduzir o estresse.

Então, mesmo que você opte por uma pequena mudança e uma perda de peso mais moderada, ainda assim sentirá os benefícios. Um estudo publicado pela Indiana University School of Medicine mostrou que uma redução de peso de apenas 10% ajudou pacientes obesos a reduzir a pressão arterial, o colesterol e a aumentar a longevidade. 

Simples maneiras de movimentar o seu corpo

- Desligue a televisão: Uma vez por semana, desligue a televisão e faça alguma coisa mais física com a sua família e amigos. Ande um pouco, vá ao parque, brinque ao ar livre. Praticamente qualquer coisa será mais ativa do que ficar sentado no sofá vendo televisão.
- Ande mais: Ache pequenas formas de andar mais. Não use o controle remoto para ligar e desligar a televisão ou mudar o canal. Pare o carro uma quadra mais longe do seu destino final. Desça um ponto ou estação antes no ônibus ou metrô.
- Faça algumas tarefas: Cuide do jardim, varra a casa. Este tipo de atividade pode não ser um exercício vigoroso, mas ajuda a te manter em movimento enquanto você coloca sua casa em ordem.
- Faça uma lista com todas as atividades que você faz ao longo do seu dia. Caso perceba que você passa a maior parte do seu tempo sentado, faça outra lista com todas as formas que você poderia se movimentar mais, como levantar a cada hora para se alongar ou andar um pouco, substituir o elevador pelas escadas etc.

Dieta balanceada

Ter uma alimentação saudável é tão importante quanto se movimentar para ter um estilo de vida saudável. Uma dieta balanceada além de ajudar na manutenção do peso ideal, também contribui para melhorar sua saúde e qualidade de vida enquanto você envelhece. 

Algumas dicas simples para fazer pequenas mudanças na sua alimentação:
- Coma mais frutas. Adicione uma fruta ao seu café da manhã, na sua salada, ou mesmo no seu jantar;
- Inclua alguns legumes e vegetais no seu dia a dia. Coloque uma fatia de tomate ou pepino no seu sanduiche ou adicione alguns vegetais ao molho;
- Substitua molhos gordurosos com muito óleo e muitos queijos por molhos mais leves. Automaticamente, você diminuirá o numero de calorias ingeridas;
- Opte por leite e iogurte desnatado. Essa é outra maneira de diminuir o numero de calorias ingeridas sem modificar muito sua dieta diária.

Ter um estilo de vida saudável não significa ter que fazer mudanças drásticas. Na verdade, elas quase sempre resultam em fracasso. Fazer pequenas mudanças no seu estilo de vida provavelmente o levará a uma recompensa maior. Então descubra o que você pode fazer para ser mais saudável hoje. 

Seu peso dos sonhos é ideal para você?

Responda a avaliação e descubra se seu peso atual e sua
meta de emagrecimento são saudáveis.

Não deixe de consultar o seu médico. Encontre aqui médicos indicados por outras pessoas.
Este conteúdo ajudou você?
Sim Não
;
Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados