Foliculite

Visão Geral

O que é Foliculite?

A foliculite é a inflamação de um ou mais folículos capilares. Pode ocorrer em qualquer lugar da pele.

Causas

A foliculite inicia-se quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao fazer a barba ou pelo atrito com a roupa. Na maioria dos casos de foliculite, os folículos danificados são infectados com a bactéria Staphylococcus (estafilococo).

A Coceira do barbeiro é uma infecção dos folículos capilares na área da barba, geralmente no lábio superior. Fazer a barba torna a condição ainda pior. A Tinea barbae é semelhante à Coceira do barbeiro, mas a infecção é causada por um fungo.

A pseudofoliculite da barba é um distúrbio que ocorre principalmente em homens negros. Se pelos crespos da barba forem cortados curtos demais, eles poderão se curvar de volta na pele e causar inflamação.

Exames

O diagnóstico da foliculite é dado principalmente com base na aparência da pele. Testes de laboratório podem mostrar quais bactérias ou fungos estão causando a infecção.

Sintomas

Sintomas de Foliculite

Os sintomas mais comuns da foliculite são a erupção cutânea, coceira e espinhas ou pústulas perto de um folículo capilar no pescoço, na virilha ou na área genital. As espinhas podem formar uma crosta.

Buscando ajuda médica

Aplique tratamento caseiro e ligue para o seu médico se os sintomas voltarem com frequência ou durarem mais de 2 ou 3 dias ou se a infecção se espalhar.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Foliculite

Compressas umedecidas e mornas podem promover a drenagem dos folículos afetados. O tratamento pode contar com antibióticos aplicados sobre a pele (mupirocina) ou por via oral (dicloxacilina), ou medicamentos antifúngicos para controlar a infecção.

Convivendo (prognóstico)

Expectativas

A foliculite geralmente responde bem ao tratamento, mas pode voltar.

Complicações possíveis

  • A foliculite pode voltar a ocorrer
  • A infecção pode se espalhar para outras áreas do corpo

Prevenção

Prevenção

Para evitar outros danos aos folículos capilares e infecção:

  • Reduza o atrito da roupa
  • Evite barbear a área, se possível (se for necessário fazer a barba, utilize sempre uma lâmina de barbear nova e limpa ou um barbeador elétrico)
  • Mantenha a região limpa
  • Evite roupas e toalhas contaminadas

Fontes e referências

  • Habif TM. Principles of diagnosis and anatomy. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009:chap 1.
  • Habif TM. Bacterial infections. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009:chap 9.
  • Swartz MN, Pasternack MS. Cellulitis and subcutaneous tissue infections. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 6th ed. Philadelphia, Pa: Churchill Livingstone Elsevier; 2005: chap 86.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não

Mais Sobre

;
Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados