Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

O que é Foliculite?

A foliculite é a inflamação de um ou mais folículos capilares. Pode ocorrer em qualquer lugar da pele.

Causas

A foliculite inicia-se quando os folículos capilares são bloqueados ou danificados ao fazer a barba ou pelo atrito com a roupa. Na maioria dos casos de foliculite, os folículos danificados são infectados com a bactéria Staphylococcus (estafilococo).

A Coceira do barbeiro é uma infecção dos folículos capilares na área da barba, geralmente no lábio superior. Fazer a barba torna a condição ainda pior. A Tinea barbae é semelhante à Coceira do barbeiro, mas a infecção é causada por um fungo.

A pseudofoliculite da barba é um distúrbio que ocorre principalmente em homens negros. Se pelos crespos da barba forem cortados curtos demais, eles poderão se curvar de volta na pele e causar inflamação.

Exames

O diagnóstico da foliculite é dado principalmente com base na aparência da pele. Testes de laboratório podem mostrar quais bactérias ou fungos estão causando a infecção.

Sintomas de Foliculite

Os sintomas mais comuns da foliculite são a erupção cutânea, coceira e espinhas ou pústulas perto de um folículo capilar no pescoço, na virilha ou na área genital. As espinhas podem formar uma crosta.

Buscando ajuda médica

Aplique tratamento caseiro e ligue para o seu médico se os sintomas voltarem com frequência ou durarem mais de 2 ou 3 dias ou se a infecção se espalhar.

Tratamento de Foliculite

Compressas umedecidas e mornas podem promover a drenagem dos folículos afetados. O tratamento pode contar com antibióticos aplicados sobre a pele (mupirocina) ou por via oral (dicloxacilina), ou medicamentos antifúngicos para controlar a infecção.

Expectativas

A foliculite geralmente responde bem ao tratamento, mas pode voltar.

Complicações possíveis

  • A foliculite pode voltar a ocorrer
  • A infecção pode se espalhar para outras áreas do corpo

Prevenção

Para evitar outros danos aos folículos capilares e infecção:

  • Reduza o atrito da roupa
  • Evite barbear a área, se possível (se for necessário fazer a barba, utilize sempre uma lâmina de barbear nova e limpa ou um barbeador elétrico)
  • Mantenha a região limpa
  • Evite roupas e toalhas contaminadas

Fontes e referências:

  • Habif TM. Principles of diagnosis and anatomy. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009:chap 1.

  • Habif TM. Bacterial infections. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier; 2009:chap 9.

  • Swartz MN, Pasternack MS. Cellulitis and subcutaneous tissue infections. In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 6th ed. Philadelphia, Pa: Churchill Livingstone Elsevier; 2005: chap 86.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

Pergunte ao Especialista sobre
foliculite

Sua dúvida respondida por Especialistas Minha Vida perguntar

Mais sobre Foliculite

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 
Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados