Gripe suína

Visão Geral

O que é Gripe suína?

O vírus H1N1 (gripe suína) foi uma nova forma do vírus da gripe que causou uma pandemia global em humanos, no período de junho de 2009 a agosto de 2010.

Atualmente, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention), nos Estados Unidos, se referem a esse vírus como H1N1 2009.

Sinônimos

Influenza H1N1

Causas

As primeiras formas do vírus H1N1 foram descobertas em porcos. Com o tempo, o vírus mudou (sofreu mutação) e infectou humanos. Com o H1N1 foi um vírus novo em humanos em 2009, ele se espalhou rapidamente pelo mundo. O maior índice de casos de gripe H1N1 ocorreu em indivíduos na faixa etária de 5 a 24 anos. Poucos casos foram reportados em pessoas com mais de 64 anos.

Durante a época da gripe de 2010-2011, o vírus H1N1 (gripe suína) não causou infecções disseminadas como em 2009-2010. A vacina contra a gripe comum de 2010 também protegeu contra a gripe suína, e uma vacina separada não foi necessária. Provavelmente, a vacina contra a gripe comum de 2011 também protegerá contra a gripe suína.

Qualquer vírus da gripe pode ser transmitido de uma pessoa para outra, quando:

  • Alguém com a gripe tosse ou espirra em um ambiente em que outras pessoas estão respirando.
  • Alguém toca uma maçaneta, mesa, computador ou bancada com os germes do H1N1 e, em seguida, toca a boca, os olhos ou o nariz.
  • Alguém tem contato com o muco de uma criança ou de um adulto contaminado com o vírus da gripe H1N1

NÃO é possível pegar o vírus da gripe H1N1 ao comer carne de porco ou qualquer outro alimento, nem ao beber água, nadar em piscinas ou usar banheiras ou saunas.

Para obter mais informações sobre os sintomas, tratamento e prevenção da gripe, consulte: Vacina contra a gripe.

Fontes e referências

  • 2009 H1N1 flu. Centers for Disease Control and Prevention. Accessed October 4, 2010.
  • Seasonal Influenza (Flu). Centers for Disease Control and Prevention. Accessed June 5, 2011.
  • Committee on Infectious Diseases. Policy Statement: Recommendations for prevention and control of influenza in children, 2010-2011. Pediatrics. 2010 Aug 30.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não
;
Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados