Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

O que é Piolho?

Sinônimos: Lêndeas, Pediculose capitis

Os piolhos são insetos muito pequenos que vivem na pele que cobre o topo da cabeça, chamada de couro cabeludo. Eles podem ser transmitidos pelo contato próximo com outras pessoas.

Os piolhos também podem ser encontrados nas sobrancelhas e nos cílios.

Consulte também:

  • Piolhos de corpo
  • Piolhos púbicos

Causas

Os piolhos infectam os cabelos da cabeça. Os ovos minúsculos nos cabelos parecem caspa. Entretanto, em vez de se soltarem do couro cabeludo, eles permanecem ali.

Adam Desenho de um piolho e local onde ele deixa as ovas

Os piolhos da cabeça podem viver até 30 dias em seres humanos. Os ovos podem viver por mais de duas semanas.

Os piolhos da cabeça são transmitidos facilmente, especialmente entre as crianças nas escolas. Os piolhos de cabeça são mais comuns em condições de vida com aglomeração de pessoas e de contato próximo.

Você pode pegar piolhos da cabeça, se:

Adam Detalhe de uma lendea no cabelo humano
  • Tiver contato com pessoas que tenham piolhos
  • Tocar roupas ou artigos de cama infestados
  • Compartilhar chapéus, toalhas, escovas de cabelo ou pentes com alguém que tenha piolhos da cabeça

Ter piolho não significa que a pessoa não tenha boa higiene ou que é de uma classe social baixa.

A presença dos piolhos causa coceira intensa, mas não leva a graves problemas médicos. Ao contrário dos piolhos de corpo, os piolhos da cabeça nunca carregam ou transmitem doenças.

Exames

Os piolhos da cabeça podem ser difíceis de ver. Você precisa observar com atenção. Utilize luvas descartáveis e observe a cabeça da pessoa sob uma luz forte. O sol forte ou os cômodos mais iluminados da sua casa durante o dia podem funcionar também. Uma lente de aumento pode ajudar a encontrar os piolhos.

Separe o cabelo até o couro cabeludo em seções bem pequenas, procurando piolhos em movimento ou ovos (lêndeas). Procure dessa forma em toda a cabeça. Observe com atenção a parte superior do pescoço e as orelhas, os locais mais comuns para encontrar ovos de piolhos.

O tratamento para piolhos é recomendado mesmo se apenas um ovo for encontrado.

Sintomas de Piolho

Os sintomas de piolhos da cabeça incluem:

  • Coceira intensa no couro cabeludo
  • Protuberâncias pequenas e vermelhas no couro cabeludo, no pescoço e nos ombros (as protuberâncias podem encrostar e vazar)
  • Minúsculos pontos brancos (ovos ou lêndeas) na raiz de cada fio que são difíceis de remover

Os piolhos no couro cabeludo e nas roupas podem ser difíceis de ver, a menos que sejam muitos.

Buscando ajuda médica

Ligue para seu médico se os sintomas persistirem após o tratamento caseiro para piolhos ou se você apresentar áreas de pele vermelha e sensível, o que pode indicar uma infecção.

Tratamento de Piolho

Geralmente, as loções e os xampus que contêm permetrina 1% (Nix) funcionam bem no tratamento contra piolhos. Eles podem ser comprados sem receita médica. Se eles não surtirem efeito, um médico poderá receitar um medicamento mais forte. Esses medicamentos devem ser usados exatamente conforme a indicação.

Adam Fotografia de um piolho fêmea
  • Para usar xampu medicinal, primeiro lave e seque o cabelo.
  • Em seguida, aplique o remédio no cabelo e no couro cabeludo.
  • Após 10 minutos, lave o cabelo.
  • Verifique novamente a existência de piolhos e lêndeas dentro de 8 a 12 horas. Se os piolhos não desaparecerem, converse com seu médico antes de repetir o tratamento.

Pergunte a seu médico se é necessário tratar aqueles que compartilharam a cama ou roupas com a pessoa que estava com piolhos.

Uma parte importante do tratamento é remover os ovos (lêndeas). Determinados produtos facilitam a remoção das lêndeas. Alguns detergentes de louça podem ajudar a dissolver a "cola" que prende as lêndeas à raiz dos cabelos.

  • Você pode remover os ovos com um pente para lêndeas. Antes de fazer isso, esfregue azeite no cabelo ou passe o pente de metal em cera de abelha. Isso facilita a remoção das lêndeas.
  • Os pentes de metal com dentes bem finos são mais fortes e mais eficazes que os pentes de plástico. É mais fácil encontrar esses pentes de metal em pet shops ou na Internet do que em farmácias.
  • A remoção dos ovos poderá evitar o reaparecimento dos piolhos se o medicamento não eliminá-los todos.
  • Trate crianças e adultos com piolho de maneira rápida e cuidadosa.
  • Lave todas as roupas e artigos de cama em água quente com detergente. Isso também ajuda a evitar que os piolhos sejam transmitidos para outras pessoas durante o curto período em que eles conseguem sobreviver fora do corpo humano.
  • Repita o procedimento com o pente para lêndeas dentro de 7 a 10 dias.

O malatião a 0,5% em isopropanol é aprovado pelo FDA para o tratamento de piolhos da cabeça. Aplique-o no cabelo seco até que o cabelo e o couro cabeludo fiquem molhados. Deixe-o agir por 12 horas. O malatião pode ser útil em casos de infecções resistentes.

O tratamento para piolhos pode provocar efeitos colaterais significativos em crianças com menos de seis meses, em idosos e em qualquer pessoa que pese menos de 50 quilos, principalmente quando o tratamento for realizado várias vezes em um curto período de tempo.

Expectativas

Geralmente, os piolhos são eliminados com um tratamento adequado. Entretanto, os piolhos podem voltar, principalmente se a fonte do problema não for corrigida. Por exemplo, uma sala de aula com muitas crianças infectadas pode fazer com que as crianças sejam infectadas várias vezes com piolhos.

Quando um caso é detectado em uma família, escola ou creche, todas as crianças nesses locais devem ser examinadas para verificar a presença de piolhos. Isso pode ajudar a impedir outras transmissões.

Complicações possíveis

Algumas pessoas podem desenvolver uma infecção de pele secundária por causa dos arranhões causados pela coceira intensa provocada pelos piolhos. Anti-histamínicos podem ajudar a aliviar a coceira.

Prevenção

Nunca compartilhe escovas de cabelo, pentes, perucas e apliques, chapéus, artigos de cama, toalhas ou roupas com alguém que tenha piolhos da cabeça.

Se seu filho tem piolho, verifique as regras das escolas, creches, pré-escolas e maternais. Muitos desses lugares não permitem que crianças infectadas retornem até que os piolhos sejam completamente tratados.

Algumas escolas podem ter regras para garantir que o ambiente permaneça livre de piolhos. Às vezes, os insetos ou seus ovos entram em áreas como carpetes. A limpeza frequente de carpetes e todas as outras superfícies de locais frequentados por crianças impede a transmissão de todos os tipos de infecção, incluindo os piolhos da cabeça.

Fontes e referências:

  • Morelli JG. Arthropod bites and infestations. In: Kliegman RM, Behrman RE, Jenson HB, Stanton BF. Nelson Textbook of Pediatrics. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 667.

  • Schlossberg D. Arthropods and leeches. In: Goldman L, Ausiello D, eds. Cecil Medicine. 23rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier; 2007:chap 380.

  • Diaz JH. Lice (pediculosis). In: Mandell GL, Bennett JE, Dolin R, eds. Principles and Practice of Infectious Diseases. 7th ed. Philadelphia, Pa: Elsevier Churchill Livingstone; 2009:chap 293.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

Pergunte ao Especialista sobre
piolho

Sua dúvida respondida por Especialistas Minha Vida perguntar

Mais sobre Piolho

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 
Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados