Minha Vida - Saúde, Alimentação e Bem-Estar

O que é Tendinite do calcâneo?

Sinônimos: Inflamação do tendão de Aquiles

A tendinite de Aquiles é quando o tendão de Aquiles fica inchado, inflamado e dolorido no calcanhar.

O tendão de Aquiles conecta os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar. Ele é usado para andar, correr e pular.

Causas

Existem dois músculos grandes na panturrilha: o gastrocnêmio e o sóleo. Esses músculos geram a força para empurrar com o pé ou ficar na ponta do pé. O grande tendão de Aquiles conecta esses músculos ao calcanhar.

Esses músculos são importantes para caminhar. Esse tendão pode inflamar como resultado da superutilização ou de artrite. A inflamação pode ocorrer com lesões e infecções.

A tendinite devido à superutilização é mais comum em jovens. Ela pode ocorrer em pessoas que caminham, correm ou em outros atletas. Esportes como o basquete exigem pulos que colocam muito estresse sobre o tendão de Aquiles. Vários pulos podem levar à tendinite de Aquiles.

É mais provável que a tendinite de Aquiles ocorra:

  • Depois do aumento súbito da quantidade ou da intensidade de uma atividade
  • Quando os músculos da panturrilha ficam muito contraídos (não são alongados)

A tendinite proveniente da artrite é mais comum em pessoas de meia idade e idosos. Um osteófito pode se formar na parte de trás do osso do calcanhar. Isso pode irritar o tendão de Aquiles e causar dor e inchaço.

Exames

O médico realizará um exame físico. O médico examinará a sensibilidade no tendão e a dor na área do tendão enquanto você estiver na ponta do pé.

Radiografias podem ajudar a diagnosticar a artrite.

Uma ressonância magnética pode ser feita se o médico estiver pensando em fazer uma cirurgia ou estiver preocupado com o rompimento do tendão de Aquiles.

Sintomas de Tendinite do calcâneo

Os sintomas incluem dor no calcanhar e no tendão ao andar ou correr. A área pode ficar dolorida e rígida pela manhã.

O tendão pode ficar dolorido para tocar ou mover. A pele sobre o tendão pode ficar inchada e quente. Você pode ter dificuldade para ficar na ponta do pé.

Buscando ajuda médica

Se você tem dores no calcanhar ao redor do tendão de Aquiles que pioram com atividades físicas, procure seu médico para fazer uma avaliação e um possível tratamento para tendinite.

Tratamento de Tendinite do calcâneo

Os principais tratamentos para a tendinite de Aquiles não envolvem cirurgia. É importante lembrar que a dor pode levar de 2 a 3 meses para desaparecer.

Tente colocar gelo sobre o tendão de Aquiles por 15 ou 20 minutos, de duas a três vezes por dia. Remova o gelo se a área ficar dormente.

Alterações nas atividades podem ajudar a controlar os sintomas:

  • Diminua ou pare qualquer atividade que cause dor.
  • Corra ou caminhe em superfícies macias ou mais suaves.
  • Tente andar de bicicleta, nadar ou fazer outra atividade que coloque menos carga no tendão de Aquiles.

Seu médico ou fisioterapeuta podem indicar exercícios de alongamento para o tendão de Aquiles.

Eles também podem sugerir as seguintes alterações no seu tipo de calçado:

  • Uma órtese ou bota que mantenha o calcanhar e o tendão imóveis e permita a redução do inchaço
  • Palmilhas colocadas no sapato sob o calcanhar
  • Sapatos mais macios nas áreas superior e inferior do amortecedor do calcanhar

Medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como aspirina e ibuprofeno, podem reduzir a dor e a inflamação. Converse com o seu médico

Se esses tratamentos não melhorarem os sintomas, talvez seja necessária uma cirurgia para retirar o tecido inflamado e as áreas anormais do tendão. A cirurgia também pode remover os esteófitos que estão irritando o tendão.

A terapia extracorpórea por ondas de choque (LECO) pode ser uma alternativa à cirurgia para pessoas que não responderam a outros tratamentos. Esse tratamento usa ondas de som de baixa frequência.

Expectativas

Geralmente, mudanças no estilo de vida melhoram os sintomas. Entretanto, os sintomas podem retornar, caso as atividades responsáveis pela dor não sejam diminuídas ou a força e a flexibilidade do tendão não sejam mantidas.

Quando necessária, a cirurgia tem se mostrado muito eficaz na redução da dor.

Complicações possíveis

A tendinite de Aquiles pode aumentar a probabilidade de sofrer um rompimento desse tendão. Normalmente, essa doença causa dor aguda, como se alguém batesse com um bastão na parte traseira do calcanhar. A cirurgia reparadora é necessária, mas difícil, pois o tendão não está normal.

Prevenção

A prevenção é muito importante no caso dessa doença. Manter a força e a flexibilidade dos músculos da panturrilha ajuda a reduzir o risco de tendinite. O uso excessivo de um tendão de Aquiles enfraquecido e enrijecido aumenta a probabilidade de desenvolver tendinite.

Fontes e referências:

  • Gollwitzer H, Diehl P, von Korff A, Rahlfs VW, Gerdesmeyer L. Extracorporeal shock wave therapy for chronic painful heel syndrome: a prospective, double blind, randomized trial assessing the efficacy of a new electromagnetic shock wave device. J Foot Ankle Surg. 2007;46:348-357.

  • Baer GS, Keene JS. Tendon injuries of the foot and ankle. In: DeLee JC, Drez D Jr., Miller MD, eds. DeLee and Drez's Orthopaedic Sports Medicine. 3rd ed. Philadelphia, Pa: Saunders Elsevier;2009:section D.

ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

  • Encontre um médicoindicado por outras pessoas

    em

  • Indique um médicoe ajude outras pessoas

    Estado
    Qual o nome do seu médico?

Este conteúdo ajudou você? Já ajudou você e + 1254 pessoa(s) Já avaliou

Imprima

Erro

erro

Comente

Compartilhe

Encontre médicos de confiança indicados por outras pessoas

buscar médicos

Pergunte ao Especialista sobre
tendinite do calcâneo

Sua dúvida respondida por Especialistas Minha Vida perguntar

PUBLICIDADE

Descubra o seu Peso ideal Saiba se seu peso atual e sua meta de
peso
são saudáveis.
ex: 75,5kg / 1,70m
 
Copyright 2006/2014 Minha Vida - Todos os direitos reservados

"As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e o acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas."


Copyright 2008 Yahoo! Todos os direitos reservados