Vitiligo

Visão Geral

O que é Vitiligo?

O vitiligo é uma doença cutânea em que ocorre perda da cor marrom (pigmento) em certas áreas da pele resultando em manchas brancas irregulares que possuem a mesma textura da pele normal.

Causas

O vitiligo parece ocorrer quando as células imunológicas destroem as células que produzem o pigmento marrom (melanócitos). Acredita-se que essa destruição ocorre por um problema autoimune, mas a causa é desconhecida.

O vitiligo pode aparecer em qualquer idade. Existe um índice elevado da doença em algumas famílias. O vitiligo afeta cerca de 1 em cada 100 pessoas nos Estados Unidos.

Ele está associado a três outras doenças autoimunes:

  • Doença de Addison
  • Hipertireoidismo
  • Anemia perniciosa

Exames

O médico pode, em geral, examinar a pele para confirmar o diagnóstico.

Às vezes, ele utiliza a luz de Wood. É uma luz ultravioleta portátil que faz as áreas da pele com menos pigmento brilharem.

Em alguns casos, uma biópsia da pele pode ser necessária para descartar outras causas de perda de pigmento. O médico também pode realizar exames de sangue para verificar os níveis da tireoide e de outros hormônios e de vitamina B12.

Sintomas

Sintomas de Vitiligo

As áreas lisas com textura de pele normal sem pigmento aparecem súbita ou gradualmente. Essas áreas possuem uma borda mais escura. As bordas são bem definidas, mas irregulares.

O vitiligo afeta com mais frequência o rosto, os cotovelos, os joelhos, as mãos, os pés e os órgãos genitais. Ele afeta os dois lados do corpo igualmente.

O vitiligo é mais visível em pessoas de pele mais escura em razão do contraste entre as manchas brancas e a pele escura.

Não ocorre nenhuma outra alteração na pele.

Buscando ajuda médica

Marque uma consulta com seu médico se algumas áreas da pele perderem a coloração sem nenhum motivo (por exemplo, ausência de ferimento na pele).

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Vitiligo

O vitiligo é difícil de ser tratado. As primeiras opções de tratamento são:

  • Fototerapia, um procedimento médico em que a pele é cuidadosamente exposta à luz ultravioleta. A fototerapia pode ser realizada sozinha ou após a ingestão de um medicamento que faz a pele ficar sensível à luz. Um dermatologista é quem realiza esse tratamento.
  • Loções ou pomadas com cortocosteroides
  • Loções ou pomadas com imunossupressores, como pimecrolimus (Elidel) e tacrolimus (Protopic)
  • Medicamentos tópicos como metoxisaleno (Oxsoralen)

É possível remover pele (enxerto) de áreas normalmente pigmentadas e colocá-la nas áreas com perda de pigmento.

Diversas maquiagens e tintas para cobertura podem disfarçar o vitiligo. Pergunte ao seu médico os nomes desses produtos.

Em casos extremos, quando a maior parte do corpo é afetada, a pele restante que ainda possui pigmento pode ser despigmentada. Essa é uma mudança permanente utilizada como último recurso possível.

É importante lembrar que a pele sem pigmento apresenta mais risco de danos causados pelo sol. Aplique um protetor ou bloqueador solar de amplo espectro (UVA e UVB) com alto FPS e siga medidas adequadas de proteção contra a exposição ao sol.

Convivendo (prognóstico)

Expectativas

A evolução do vitiligo varia e é muito imprevisível. Algumas áreas podem recuperar o pigmento normal (coloração), mas outras áreas novas com perda de pigmento podem surgir. A pele repigmentada pode ser ligeiramente mais clara ou mais escura do que a pele ao seu redor. A perda de pigmento pode agravar-se com o passar do tempo.

Complicações possíveis

As áreas despigmentadas ficam mais suscetíveis às queimaduras solares e a determinados tipos de cânceres de pele.

Fontes e referências

  • Habif TP. Light-related diseases and disorders of pigmentation. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5th ed. Philadelphia, Pa: Mosby Elsevier;2009:chap 19.
ADAM logo

A.D.A.M., Inc. A reprodução ou distribuição das informações aqui contidas é estritamente proibida.
As informações aqui fornecidas não poderão ser usadas durante nenhuma emergência médica, nem para o diagnóstico ou tratamento de doenças. Um médico licenciado deverá ser consultado para o diagnóstico ou tratamento de todas as doenças. Ligue para 192 em caso de emergências médicas. Os links para outros sites são fornecidos apenas a título de informação e não constituem um endosso a eles.

Este conteúdo ajudou você?
Sim Não

Mais Sobre

carregando...

Mais sobre

  • já ajudou pessoas